Menopausa e controle urinário e intestinal
A menopausa desencadeia problemas como:
1) Fraqueza na musculatura do assoalho pélvico
No início da menopausa, os músculos do assoalho pélvico como os outros músculos do corpo tendem a enfraquecer. Já que esse músculos influenciam o controle da bexiga e intestino, qualquer fraqueza pode resultar em urgência miccional e perda da habilidade de adiar a ida ao banhiero.
Assoalho pélvico fraco pode desempenhar um papal importante no prolapso. O prolapso (a queda de órgãos) é sentido no intróito vaginal como uma protuberância, e pode ser o útero, a bexiga e intestino
2) Menor elasticidade da bexiga
A base da bexiga torna-se menos elástica e, portanto, tem mais dificultadade de alongamento. Como a bexiga é preenchida por urina, a perda de extensão pode irritar o músculo da bexiga fazendo com que seja mais ativo. E essa maior atividade irá causar aumento da frequência urinária. Combinado com o assoalho pélvico fraco, se torna muito mais difícil segurar e adiar a ida ao banheiro.
O programa de treinamento dos músculos do assoalho pélvico podem ajudar a recuperar o controle.
3) Ressecamento vaginal
A queda do hormônio estrógeno resulta em secura vaginal pela falta de produção de muco. A ureta (tubo de saída para bexiga) também desenvolve mudanças similares.
Higiene pessoa é particularmente importante e todas as mulheres dever usar o papel higiênico de frente para trás (nunca de trás para frente). Suco de Cranberry pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário!
4) Ganho de peso
Muitas mulheres ganham peso a partir do início da menopausa. Se o ganho de peso é significante, corre-se o risco de resenvolver problemas no controle urinário e intestinal.
Os músculos assoalho pélvico suportam grande peso do corpo, principlamente do abdomen. Qualquer excesso de peso provoca tensão nessa musculatura, enfraquecendo-as. Se isso acontecer, pode-se notar perda urinária durante a tosse ou espirro (incontinência por esforço) ou aumento da frequência ou urgência urinária. É recomendado manter o peso saudável.
5) Outros problemas
Outros problemas crônico de saúde podem causar ou piorar a incontinência.
Diabetes tem sido identificada como alto risco pelo dano nervoso (neuropatia) que é uma complicação comum da diabetes. A invervação para a bexiga e intestino pode ser lesionada e causa perda de sensibilidade, pobre envaziamento e ocnstipação. Mater a diabetes bem controlada é a melhor maneira de se prevenir e parar o dano nervoso.
6) Histerectomia
Muitas mulheres com menopausa passam por histerectomia (retirada do útero) ou correção de prolapso, e depois desconbrem que têm problemas no controle da bexiga.
Não é claro se é a cirurgia que desencadeia esse problema. Exercícios para o assoalho pélvico antes e logo após a cirurgia devem ser parte do tratamento que é oferecido.
7) Trauma anal/cirurgia
Muitas mulheres que dão a luz a bebês podem desenvolver problemas de controle intestinal ocorrendo logo no início da menopausa. Durante o nascimento, o esfíncter anal (músculos ao redor no ânus) pode ser lesionado, mas isso pode não se tornar um problema ao longo da vida. Com um programa de exercícios para assoalho pélvico pode resolver esse problema, porém, algumas mulheres necessitam de cirurgia para reparar esse dano.
Prevenção e tratamento
Há cinco coisas que você pode fazer para recuperar o controle de sua
bexiga ou intestino. Estes são os seguintes:
- Coma bem
Comer uma dieta saudável rica em fibras dietéticas para prevenir prisão de ventre. Precisamos de pelo menos 30gm de fibra por dia. Coma pelo menos 2-3 porções de frutas, 5 de vegetais e 5 de cereais e pães.
É importante obter o equilíbrio certo como apenas adicionar fibra a sua dieta e aumentar seus fluidos (nos casos de constipação isoladamente, sem incontinência). Se os passos descritos neste seção não resolver um problema de constipação em curso, fale com o seu médico.
- Beber bem
Beba de 1,5 - 2 litros de líquido por dia. Beber líquidos extra é recomendado em ambientes quentes
tempo ou durante o exercício. Espalhe uniformemente as suas bebidas durante todo o dia. Água é o melhor. Limite de cafeína, álcool e refrigerantes como estes podem causar irritação da bexiga. Sempre tem uma bebida extra de água.
- Exercite-se regularmente
Mantenha-se em movimento. Recomenda-se exercícios por 30 minutos na maioria dos dias . Lembre-se que caminhar é ótimo exercício .
- Tonificar os músculos do assoalho pélvico
Mantenha seus músculos do assoalho pélvico forte. Estes são os músculos ajudam no controle sobre a sua bexiga e intestino. Use o seu assoalho pélvico!
Aperte os músculos para controlar a sensação de urgência para ir ao banheiro. Quando você sentir vontade de urinar, pare ou sente se estiver em pé.
Aperte seus músculos do assoalho pélvico fortemente. Pense em outra coisa ao invés do urinar.
O desejo deve diminuir ou desaparecer neste momento assim você pode ir ao banheiro sem pressa .
- Prática de bons hábitos de higiene
Ir ao banheiro quando a bexiga se sentir completa ou quando você tem vontade de urinar. Não entrar no hábito de ir ' apenas em alguns casos' . Tire um tempo para esvaziar completamente a bexiga e intestino.
Existem tratamentos disponíveis para o pobre o esvaziamento da bexiga incluindo a posição banheiro correta. A posição sentado no vaso sanitário: sentar no vaso sanitário com os cotovelos nos joelhos , inclinar para a frente e apoiar os pés sobre um banquinho.
© Continence Foundation of Australia – September 2011
www.continence.org.au