Saúde

Saúde

sábado, 3 de agosto de 2013

Boa tarde. Essa matéria é antiga mais explica de um jeito bem didático dos diferentes mecanismos que podem provocar os tipos de Bexiga Neurogênica. A fisioterapia uroginecologica é um recurso utilizado para tratamento de desta enfermidade. Um dos principais tratamentos é através de terapia comportamental, que ensina a mãe das crianças e elas também a mudar alguns hábitos de vida. Leiam vale a pena! Para pais e familiares de crianças e adolescentes portadores de Bexiga Neurogênica e outros problemas urológicos.




Bexiga Neurogênica: Tipos


É só uma ou tem um monte?



Uma bexiga neurogênica nunca é igual à outra, mas com o passar do tempo foi observado que mesmo sendo todas diferentes existem algumas peculiaridades entre elas.
Basicamente elas podem ser hipoativa ou hiperativa.


Mas o que é isso?
Temos uma bexiga neurogênica hipoativa quando o músculo da bexiga (detrusor) não contrai. Já vimos que para a urina sair o músculo precisa contrair e o esfíncter externo abrir. Nesse caso quando a urina sai é por transbordamento, ou seja, a urina vaza quando a bexiga está cheia demais e com isso a bexiga vai ficando cada vez maior, pois nunca esvazia corretamente e sempre sobra muita urina dentro dela.
Além disso, podemos ter o crescimento de bactérias e formação de cálculos porque a urina residual (aquela que sobra na bexiga) acumula muco e sedimentos.
Uma vez que o músculo não contrai, a urina sai porque a bexiga está muito cheia, ocorre vazamento (perda por transbordamento). Eu entendo que esta é uma situação bastante assustadora para as famílias, especialmente para as mães, porque elas acreditam que a criança urina naturalmente, o que não é verdade, mas é algo que precisa ficar bem entendido: crianças com bexiga neurogênica não apresentam micção, ato espontâneo e fisiológico de eliminar a urina, elas perdem urina e sem sentir.


Já na bexiga hiperativa o músculo detrusor contrai involuntariamente e independente da bexiga estar cheia ou vazia. Na maioria das vezes temos, nesse caso, uma bexiga pequena por não estar acostumada com grandes quantidades de urina e com paredes grossas, porque contrai o tempo todo e acaba ganhando tônus muscular. Esse tipo de bexiga neurogênica tende a ser acompanhada de Refluxo Vesicoureteral (urina volta da bexiga para os rins) devido às altas pressões que ela trabalha.
Nos dois casos, se não houver tratamento adequado, observamos infecções urinárias recorrentes e sintomáticas que é muito preocupante devido à lesão que pode causar aos rins, além da grande inconveniência da incontinência urinária.

Como descobrir se seu filho(a) tem bexiga neurogênica?
  • Já desconfie se seu filho(a) nasceu com Mielomeningocele ou alguma lesão na medula, entre outras doenças como Esclerose Múltipla e Paralisia Cerebral.
  • Se seu filho(a) faz pouco xixi e em gotinhas
  • Se tem infecções urinárias com sintomas.
  • Se sente dor na barriga.


Se você observar alguns desses sintomas procure um Urologista Pediátrico, ele vai pedir exames, investigar e te ajudar! 
E a Bexiga Neurogênica tem tratamento?
Tratamento sim, já visto em muitos casos com boa recuperação, no entanto a cura é incomum.
Colaboração de Suellen Santos.
Obrigada!


http://uroped.blogspot.com.br/2012/02/bexiga-neurogenica-tipos.html?spref=fb

Nenhum comentário:

Postar um comentário