Saúde

Saúde

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O aleitamento materno pode diminuir o risco de câncer de mama? Veja o que pode te ajudar a minimizar o risco.

 

Por que a amamentação reduz o risco de câncer de mama?

pink ribbon for breast cancer  A investigação apontou para algumas teorias, embora nenhuma tenha sido comprovada. Uma delas é que as mulheres que amamentam têm menos ciclos menstruais ao longo da vida e, portanto, menor exposição ao estrogênio. Outra teoria: Amamentação faz as células da mama mais resistente à mutações que podem causar câncer.

Além disso, há os fatores de estilo de vida que muitas vezes entram em jogo: Amamentação (e grávidas), as mulheres deixam de fumar e beber, tendem a comer alimentos mais saudáveis​​, e, em geral, se cuidam melhor. Esses comportamentos reduzem o risco de câncer de mama.
 

Quanto tempo você deve amamentar para reduzir o seu risco?

Não há uma resposta conclusiva para isso, mas uma pesquisa, como o estudo da Lancet, apontou para uma tendência que quanto maior o tempo de amamentação melhor. Mesmo se você completar com leite em pó, parece que a amamentação ainda reduz o seu risco. 

Dr. Stuebe incentiva as mães que vê em sua prática de amamentar por pelo menos um ano, ou o tempo que a mãe e o bebê conseguirem - na intenção de receber os variados benefícios da amamentação.
 

Mas se você não pode amamentar ...

Não se estresse com isso!
"Eu não quero enviar a mensagem de que você vai ter câncer de mama, se você não amamentar, e que você nunca vai ter se amamentar", explica Dr. Stuebe. Nenhum desses motivos é verdade."

Não se esqueça de que, talvez, a forma mais eficaz única para ajudar a reduzir o risco de câncer é através de hábitos de vida saudáveis ​​dentro de seu controle. Um relatório de 2008 publicado pelo National Institutes of Health afirmou um fato simples que deve ser repetido: "5-10% de todos os casos de câncer podem ser atribuídos a defeitos genéticos, enquanto a 90-95% restantes têm suas raízes no ambiente e estilo de vida. 


Qual o estilo de vida que se referem?

Hábitos como fumar cigarros, uma dieta rica em frituras e carne vermelha, beber álcool em excesso e não realizar atividade física. Isso significa que, a amamentação não é a única maneira de reduzir o risco de câncer de mama: exercício e hábito alimentar saudável, também. A linha de fundo? Amamentar, se puder, mas não se preocupe se você não pode.

http://www.fitpregnancy.com/baby/breastfeeding/does-breastfeeding-really-reduce-your-risk-breast-cancer